A Busca de Deus na Bíblia, o Autoconhecimento, o Amor e o Misticismo

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

O Salmo 63 da Bíblia é assim:
1-Ó Deus, tu és o meu Deus,
eu te busco intensamente;
a minha alma tem sede de ti!
Todo o meu ser anseia por ti,
numa terra seca, exausta e sem água.

2-Quero contemplar-te no santuário
e avistar o teu poder e a tua glória.

3-O teu amor é melhor do que a vida!
Por isso os meus lábios te exaltarão.

4-Enquanto eu viver te bendirei,
e em teu nome levantarei as minhas mãos.

5-A minha alma ficará satisfeita
como quando tem rico banquete;
com lábios jubilosos a minha boca te louvará.

6-Quando me deito, lembro-me de ti;
penso em ti durante as vigílias da noite.

7-Porque és a minha ajuda,
canto de alegria à sombra das tuas asas.

8-A minha alma apega-se a ti;
a tua mão direita me sustém.

A busca que nos leva a Deus é justamente o autoconhecimento, e o autoconhecimento nos leva a santidade.
O Catolicismo ensina que os santos, depois da morte, ficam em locais mais próximos de Deus, e isso não ocorre somente na crença do Cristianismo, pois, aqueles que atingiram a santidade ficam em uma outra dimensão espiritual, chamada de Plano Mental ou Celestial, que é mais elevada, está acima das pessoas normais.
O Plano Celestial ou Mental vem de crenças místicas e esotéricas que acreditam em karma e reencarnação, como a Umbanda, as escolas esotéricas, e até mesmo o Budismo e o Hinduísmo também tem essa crença.
Para o Budismo o local dos santos, chamados de Budas no Budismo, ficam na Terra Pura.
Buda significa santo, iluminado, e esse é um termo é normalmente designado para nominar o fundador do Budismo, Sidarta Gautama, mas também serve para outros que tenham atingido isso, que é um grande nível de autoconhecimento, que é a evolução espiritual.
Quanto mais iluminada uma pessoa, mais ela está em contato com os seus sentimentos, e eles melhoram e se intensificam a medida que vamos nos autoconhecimento, e são super intensos na santidade.
Atingir a santidade é algo maravilhoso, por isso é importantíssimo buscarmos por isso.
Deus é amor, entre outras coisas, e os sentimentos agradáveis são o próprio amor, mas isso não é bem explicado.
No Salmo 63, é por isso que o autor busca intensamente a Deus, e quer se deleitar nele.
O banquete que o autor busca no Salmo 63 é um baquete que amor, e Deus é isso, além de outras coisas como a fé, a transformação, o conhecimento, o equilíbrio e etc.
Amar muito nos leva a nos sentirmos plenos e isso é bom demais.
No Misticismo, e existe uma vertente do Catolicismo que é mística, e fazem parte dele diversos santos, como diversos filósofos da Idade Medieval, como Santo Agostinho e São Tomaz de Aquino, assim como São Francisco, Madre Tersa de Calcutá e outros.
O Misticismo busca a amplidão a consciência, que é ela ir além de si mesma, abranger outros seres ou até mesmo Deus, e isso é uma coisa muito elevada, e os iluminados, santos, tem uma tendência grande a isso, pois suas mentes são pensam no coletivo, tem compaixão e generosidade, e isso nos leva a irmos além de nós mesmos.
Se sentir junto com Deus é uma ampliação da consciência, e é algo muito gostoso de sentir, e muitos buscam isso intensamente, e muitos santos falavam sobre isso, e ensinavam discípulos a também conseguir, como São Francisco, por exemplo.
Os monges Franciscanos são místicos.
O Cristianismo criou um preconceito enorme contra crenças místicas, sendo que ele também tem uma vertente mística.
São Francisco e Madre Tersa são santos muito populares, mas enfrentaram muita resistência, mas com suas popularidades a igreja achou melhor apoiá-los, mas antes sofreram preconceito e rejeição.
Madre Tersa foi até mesmo excomungada, e muitos místicos católicos também foram, principalmente filósofos que filosofam coisas que divergiam da igreja.
O filosofo e místico Orígenes de Alexandria foi morto pela Igreja Católica, e ele ensinava o bem para as pessoas, mas ia contra os interesses católicos.
O Cristianismo é associado ao amor e ao bem que aconteceu no mundo, por ensinar o amor, mas o Catolicismo cometeu durante muito tempo atos horríveis como morte e tortura muito sofrida para aquele que professavam coisas divergentes da suas filosofias.
Porém ensinar o amor não basta, é preciso desperta-lo nas pessoas, e como dissemos, é o autoconhecimento que aumenta o amor nas pessoas.
As pessoas não fizeram o bem porque foram educados no Cristianismo, mas sim porque tinham muito amor no coração, e deixaram sua contribuição no mundo.
Os santos dão a vida para ajudar ou salvar o próximo, e isso é um amor imenso, assim como Jesus que foi para a cruz por nós.
O amor é uma coisa maravilhosa e interessante.
O que as pessoas fazem por amor é algo impressionante, lindo e interessante.
Agindo por um grande amor não desejamos ter razão, o que acontece muito em brigas de casais, que não significa que eles não se amam, mas as vezes deixando suas frustrações tomarem conta, as vezes pensam em si mesmos, e não estão vivenciando o amor por um período, mas estão em uma natureza menos elevada.
O amor tem muitos níveis de intensidade, mas você e junto ao seu parceiro busquem praticar o amor, não jogar as frustrações um em cima do outro, não buscar ter razão ou ganhar a discussão, mas sim o que importa é o outro, é esse sentimento elevado e tão bom que nos leva a fazer coisas maravilhosas.
Busque sempre o amor, a paz e a felicidade em suas vidas.
O Salmo 63 exalta o amor porque ele é maravilhoso.
Para muitos o amor se acha buscando Deus, e para outros dentro de si mesmo, e isso tem a ver também com o autoconhecimento.
Na verdade Deus está dentro de nós mesmos, então os dois estão certos.
Deus se manifesta em nossos corações, assim como muitas vezes nosso anjo da guarda, assim como espíritos do bem.
Nosso Anjo da Guarda não guarda somente a nós, mas está ligado a gente, e emana a distância pensamentos e sentimentos elevados que nos faz ou inspira no bem.
Nosso anjo é um ser iluminado e faz um trabalho de ajuda aos seres, sempre os levando mais e mais ao bem, e consequentemente a evolução espiritual.
Fiquem com luz
Seres de luz

 

Alguns Destaques: